O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta terça, 18, em Brasília, no Distrito Federal, os integrantes da delegação paralímpica protagonistas da campanha mais vitoriosa do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos e prometeu manter todos os apoios federais ao esporte.
“Foi uma epopeia o que vocês fizeram na França”, resumiu o presidente, a um grupo de atletas brasileiros.
Jerusa Geber
A acreana Jerusa Geber, ouro nos 100 e 200 metros rasos, foi bastante festejada pelo presidente. A atleta foi peça importante na grande campanha brasileira em Paris.
“A minha medalha nos 200 metros era a que a gente menos acreditava e foi a número 23 (do país em Paris). Ali foi o recorde de medalhas no Brasil (superando os 22 ouros de Tóquio 2021). E eu também fui a única a única mulher na delegação do atletismo com duas medalhas de ouro. Então isso mostra que a mulherada está com tudo e foi para Paris para competir de verdade”, analisou.
Campanha na França
Na França, o Brasil protagonizou a melhor campanha de sua história em Paralimpíadas. A delegação conquistou 89 medalhas, com 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes, e terminou a competição pela primeira vez no top 5 da classificação geral. O número de ouros também foi recorde, superando a marca de 22 conquistadas em Tóquio, em 2021.
*Com informações da agência govFoto arquivo pessoal: Jerusa destacou o encontro com presidente como maravilhoso