Zequinha Lima é homenageado pela Federação Acreana do Desporto Escolar

Fotos Letícia Lima: Estudantes/atletas de Cruzeiro do Sul participaram da homenagem

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) homenageou nessa quarta, 26, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), com uma moção de honra pelos relevantes serviços prestados ao esporte escolar acreano.

Zequinha Lima, acometido de uma gripe, foi representado pelo vice-prefeito, Henrique Afonso. Estudantes/atletas de Cruzeiro do Sul, representantes do município, na fase nacional dos Jogos Escolares Sub-18 em Aracaju, Sergipe, também participaram da homenagem.

“É preciso registrar na história da Federação o apoio da gestão Zequinha Lima e Henrique Afonso ao esporte escolar. Não apenas na promoção da maior edição anual dos Jogos Escolares da cidade, onde a FADE foi parceira na realização em 2023, mas também na realização do Open de Desporto Escolar, desde a cessão de praças esportivas, até o suporte técnico e operacional. Ninguém chega sozinho, e nós chegamos até aqui, neste patamar, porque a prefeitura acreditou nesse projeto e embarcou com a gente para gerar mais oportunidades à juventude dessa cidade. Juntos estamos descobrindo talentos”, frisou o presidente da FADE, João Renato Jácome.

Início em 2020

Segundo o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, o projeto esportivo da gestão começou ainda em 2020, quando ele e Zequinha foram eleitos. Desde lá os investimentos no setor aumentaram, fazendo desta “a gestão com mais investimentos em esporte, desde a base, até o profissional, como é o caso do futebol”. Para Henrique, as ideias da gestão têm sinergia com a bandeira de inclusão e equidade de gênero da FADE, fomentando e incluindo o público feminino nas atividades esportivas.

Open volta ao município

Em agosto, o Open volta a Cruzeiro do Sul com as modalidades de Natação, Beach Soccer, Voleibol Indoor e Vôlei de Praia. A FADE negocia incluir o Futsal. O evento terá o apoio técnico das ligas esportivas do município e da iniciativa privada. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul continuará parceira do megaevento.

A primeira edição do Open de Desporto Escolar alcançou quase 7 mil estudantes-atletas, e teve eventos realizados em cinco municípios acreanos. Agora em 2024 o megaevento incluiu outras modalidades, como é o caso do Taekwondo, Jiu-Jitsu, Badminton e Ginástica Rítmica. A ideia é realizar 37 competições esportivas e alcançar 10 mil estudantes-atletas com idades entre 12 e 18 anos, até o mês de novembro.Henrique Afonso recebeu a placa presidente João Renato Jácome